Social Media Insights 2015

Impressões e projeções para o futuro

 

Aconteceu em São Paulo o Social Media Insights, evento que reuniu grandes nomes da comunicação para debater, trocar ideias, mostrar como anda o comportamento dos consumidores, as estratégias usadas pelas marcas e as principais tendências e novidades das redes sociais.

Vou listar o que encontrei de mais interessante por lá:

“O ouvinte tem sempre razão”

Bruno Venditti, chefe de reportagem da Band News, conta que as redes sociais ajudaram muito no processo de produção de notícias, os próprios usuários começaram a substituir os repórteres, sugerindo pautas, transmitindo o que acontece próximo a ele.

Segundo ele, o aplicativo para celular Whatsapp ajudou muito no processo com os ouvintes, trazendo mais dinamismo para a rádio. Essa aproximação e interação traz uma fidelização do ouvinte que confia nas informações transmitidas.

Questionado sobre como confiar na informação do ouvinte, Bruno afirma que confia no que ele reporta, fruto dessa fidelidade com a rádio. Obviamente que não existe essa coisa de estar sempre certo, mas ele prefere sempre arriscar. E caso erre, dizer que errou, consertar e seguir em frente. Foi interessante também perceber os posicionamentos e estratégias de Globo e SBT.

“Some shoes, diferente package” – mesmos sapatos, pacotes diferentes.

Phillipe Paul, do SBT, conta que o mesmo conteúdo nem sempre funciona para os diversos canais, portanto a comunicação tem que ser diferente nas plataformas. Isso significa então que uma notícia publicada em um site, tem de ser repercutida nas redes sociais, mas nem sempre a linguagem ou forma de noticiar é a mesma.

Vamos remixar conteúdo pra criar a melhor comunicação do biscoito recheado!”

Tiago Leifert e Julia Gutnik – Rede Globo – Créditos Iab Brasil
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As atrações mais esperadas pelo público eram a presença de Julia Gutnik e do apresentador do Globo Esporte e The Voice Brasil, Tiago Leifert.  E eles, não decepcionaram. Tiago explicou todo o processo de reinvenção do “Globo Esporte”, que era fazer com que mulheres e crianças assistissem ao programa, já que os homens, grande parte do público, já estavam garantidos. Segundo ele, a principal medida foi tornar o programa mais divertido e que focasse nos 4 grandes clubes de São Paulo, afinal o cara aficionado teria  todo o conteúdo que quisesse em outra mídia, o Globoesporte.com. Tiago conta também que os repórteres acompanham tudo que é dito pelos torcedores nas redes sociais, para obter informações e outros ângulos que possam compor as matérias.

A última palestra do dia foi a mais divertida e curiosa. Wellington Campos, famoso por sua conta no instagram (@camposwell), que traz o personagem Woody (da trilogia de animação Toy Story da Disney) em várias fotos e montagens pelo mundo a fora. Ele mesmo conta que não tinha muita pretensão com ela, era apenas um hobby. mas o sucesso foi tanto que lhe rendeu um contrato com a Disney, e trabalhos com o Burj Al Arab, hotel mais luxuoso do mundo. A cidade de Gstaad, na Suíça, conhecida por receber celebridades também patrocinou a ida de Woody até lá.

Instagram @camposwell

src=http://www.vitrinepublicitaria.net/imagem/fckeditor/Image/@camposwell.jpgDicas para o sucesso nas mídias sociais:

– engajamento, retenção e viralização = seja parte da comunidade, relevante e claro, autêntico. (Mitikazu Lisboa – Hive Digital Media)
– contar histórias relevantes com mais pessoas reais, entretenimento, e que elas sejam o centro da experiência. (Thiago Cesar – Itaú)
– hero, hub, hygiene ” = criar impacto na mídia falando sobre a marca, mas não necessariamente sobre um produto e criar um conteúdo do produto que ajude os usuário, um sanador de dúvidas (Igor Lima – Google)

Em resumo…

O mais interessante de todo evento foi observar que as marcas, em nenhum momento procuraram falar mal de outra concorrente. Todas as ideias e formas de se comunicar foram exploradas, divididas e compartilhadas de maneira bem significativa. Portanto, o conteúdo realmente importa e sendo feito bem, o sucesso aparecerá. A união entre as premissas de: bom conteúdo, interação e atenção ao leitor/usuário, deve ser o foco de cada empresa. Os participantes deixaram clara a importância das redes sociais para as marcas e por isto é interessante que todo gestor de mídias tenha em mente que seu público estará on-line em diversos momentos. E ele quer saber mais, só não quer ser importunado.

Por Thiago Barreto