Qual a importância do visual para o seu negócio?

 

Com certeza você já deve ter ouvido a expressão: “A primeira impressão é a que fica”. Quando vemos ou conhecemos algo novo, causar uma boa impressão em um primeiro contato é o pontapé inicial para um futuro vínculo.
Imagine a seguinte situação. Você está com vontade de tomar um simples café, à sua frente há duas cafeterias, que você nunca frequentou uma do lado da outra. Uma das cafeterias é um lugar simples e comum, com pouca visibilidade e nada atrativo. Já o outro, é um local amplo, bem iluminado, com sua fachada visível e chamativa, seu interior moderno e aconchegante e preços, já exibidos em uma bela tabela, acessíveis ao seu bolso. Com essas duas opções, qual das duas cafeterias você tomará o seu café? Não é preciso ser nenhum gênio para saber qual das escolhas é a melhor.
Quando uma empresa quer oferecer um produto ou serviço para seus futuros clientes, aqueles que ainda não tiveram nenhum contato com a companhia, ou manter a fidelidade dos demais, a melhor forma é investir em sua imagem. Hoje em dia, com a grande concorrência no mercado, aquele que investir na área estética de sua empresa terá mais probabilidades de se destacar.
Ter um logotipo que represente as características de uma empresa, criar propagandas inteligentes – seja comercias, anúncios, landing pages e outros, oferecer um site profissional, participar massivamente nas redes sociais, entre outros meios de comunicação, são os instrumentos utilizados na construção da aparência do empreendimento. Mas como saber, por exemplo, qual logotipo combina mais com a minha marca? Ou como saber quais são as imagens e cores mais adequadas para o meu site?

Identidade Visual

Antes de começar a desenhar a imagem de sua empresa, é preciso definir qual é a sua identidade visual. Resumindo, identidade visual é um conjunto de atributos que compõe a imagem da sua empresa, como o logotipo, design do site, cores, e etc. É o que torna uma empresa tornam uma empresa especial, única, e para isso é preciso ter clareza no conceito do negócio, para assim adequar a sua personalidade em sua imagem.
Esclarecer a razão, a missão e os valores de uma empresa é fundamental na criação de sua identidade visual, mas essa tarefa vai muito mais além. Saber onde a empresa está e onde quer chegar, assim como definir a sua cultura, público-alvo e seus objetivos e qual é o seu posicionamento no mercado, são pontos que também precisam ser analisados para gerarem uma concepção visual.
Uma questão que todo empreendedor precisa entender, é que a marca de uma empresa envolve além de sua identidade visual, uma série de outros elementos
como por exemplo:
° Como o negócio é visto pelos seus clientes e não clientes.
° A percepção de valor dos produtos e/ ou serviços.
° Relação com consumidor: atendimento e pós venda.
° Sua reputação ao mercado.
E muitas outras coisas.

Nós da Lorac Ideias temos o compromisso de ajudar você, empresário ou futuro empresário, a criar, moldar ou reformular a concepção visual de sua marca. Entre em contato conosco. Vamos tomar um café?