Qual a importância do Designer na Campus Party e em eventos de tecnologia?

Texto para o Designers Brasileiros

 

A Campus Party é uma das maiores feiras, evento de tecnologia do mundo, compartilhando e discutindo conhecimentos futuristas, entretenimento digital, novas tecnologias, projetos inovadores, hackathons, entre outras atividades, teve seu início na Espanha e logo expandiu para as Américas, Brasil e México em seguida para os demais países. No estado de São Paulo o evento está em sua 9ª edição, são aguardadas cerca de 120 mil pessoas em todas as atividades, seja campuseiro, visitante ou integrante da organização.

Quando pensamos em tecnologia uma das primeiras coisas que nos vem à mente são códigos, computadores mega potentes e no profissional de desenvolvimento, programador etc, pois bem, mas afinal tecnologia só está ligada a esse lado, qual o papel dos designers na tecnologia?

O dicionário nos traz o seguinte conceito de tecnologia e designer.

Tratado das artes em geral. 2. Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. 3. Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático. 4. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Nossa era é a da grande tecnologia. T. de montagem de superfície, Inform: método de fabricação de placas de circuito, no qual os componentes eletrônicos são soldados diretamente sobre a superfície da placa, e não inseridos em orifícios e soldados no local. T. social, Sociol: conjunto de artes e técnicas sociais aplicadas para fundamentar o trabalho social, a planificação e a engenharia, como formas de controle. De alta tecnologia, Eletrôn e Inform: tecnologicamente avançado: Vendemos computadores e vídeos de alta tecnologia. Sin: high-tech.
O designer é um profissional que desempenha atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artístico para elaboração de projetos.

Eu Ana sou muito curiosa sobre o assunto e resolvi pesquisar e buscar uma tradução sobre o que o dicionário nos mostra, podemos dizer que a tecnologia é o uso de técnicas e do conhecimento adquirido para aperfeiçoar e/ou facilitar a resolução de um problema, a execução de uma tarefa específica ou o trabalho com a arte,

O designer não é só o “cara que faz banner, entende de cores ou vive com a cabeça na lua por ser criativo”, não! Ele é o profissional que possui técnica, ideias, soluções aos projetos dos clientes e diversas coisas mais que sabemos, não é mesmo?!

Acredito que só esse conceito já nos fala muito, percebam como as coisas estão linkadas desde o início, todos os profissionais ou estudiosos desse meio estão diretamente ligados à tecnologia, pois ela nada mais é do que um modo de evolução e resolução de problemas.

Conversei com o Enio Maciel sobre a importância de designers em eventos de tecnologia desse porte, ele é Designer da empresa Trakto, uma empresa de apresentações, e-books (documentos inteligentes) e está expondo a ideias da empresa durante essa semana aqui em São Paulo.

A primeira coisa que ele me disse, marcante e de extrema importância, foi que no início ele tinha muito preconceito com eventos desse nicho, justamente por se pensar que o evento possui foco somente em programação, códigos e computadores, relutava para nunca participar, até entrou na Trakto e começou a mudar seus conceitos e expandir a mente sobre as oportunidades que podiam existir em locais como esse, “nem só de photoshop e illustrator vive o designer”, mas também de como o mercado está e o seu comportamento. Diz Enio.

O profissional precisa ver os projetos, conhecer as outras áreas e pessoas, fazer networking, conhecer os usuários e consumidores, ele precisa consumir conteúdo e compartilhar conhecimento, “é muito importante e gratificante”, ressalta.

Talvez esse meu texto esteja um pouco longo, mas desejo terminar meu pensamento e deixar uma dica e recado da Trakto para vocês.

Eu Ana acredito que tudo o que fazemos na vida, seja pessoal ou profissional, deva ser com amor, devemos sempre estar dispostos às oportunidades que nos apareçam e aproveitar todo e qualquer tipo de conhecimento, pois esse só nos engrandece, pensar fora da caixa e participar de eventos que talvez não estejam tão ligados ao tipo de conteúdo e área que estamos habituados, pode ser uma experiência incrível e proveitosa.

Dica Trakto: A Trakto é uma ferramenta de auxílio aos designers, na qual possibilita realizar uma apresentação, e-book e demais documentos de maneira dinâmica, interativa e atraente aos clientes. É grátis por 7 dias, possui um valor acessível e justo por todas as possibilidades que possui na plataforma, para quem está indo na Campus Party desse ano eles estão com um desconto especial, não deixe de passar no espaço de startups e makers, pegar seu desconto e dar um olá aos meninos.

Dica extra: Qualquer pessoa no mundo pode te ajudar com algo nessa vida, trate todos com o devido respeito e cuidado, ir a eventos como esse, verificar as oportunidades e comportamentos das pessoas pode te auxiliar nesses quesitos, até mesmo no atendimento aos seus clientes.