Por que investir em comunicação em tempos de crise?

Porque sim, a crise tem nos afetado, porém a comunicação pode ser a grande aliada para sair dessa

 

Olá pessoal,

Eu sou Ana Carolina, fundadora da Lorac Ideias e hoje quero compartilhar com vocês um pouco sobre esse tema “Por que investir em comunicação de conteúdo em tempos de crise?”

CRISE02

Primeira coisa a se falar é que a comunicação, publicidade, marketing sofre de um estereótipo de que são gastos, empresas mais tradições, com pensamentos e visões já padronizadas, tendem a pensar mais dessa maneira e em tempos de crise isso piora e muito. Quando na verdade é um investimento, mas Ana como assim? É muito simples, analise comigo o que é comum as empresas, instituições fazerem em tempos de crise?! Elas reduzem os gastos, como dizemos popularmente apertam os cintos, o que normalmente cortam são: departamento de compras, redução com matéria prima, materiais de limpeza, escritório e etc e o departamento de marketing, propagandas, campanhas, anúncios; tudo é reduzido ou até mesmo cortado completamente.

Tudo bem, mas até agora você não me disse por que é um investimento e principalmente nessa crise, calma, essa parte vem logo a seguir e eu te convido a pensar comigo, como o seu consumidor, cliente, vai saber que você, sua marca e produto existem se você não mostrar isso a ele, oras se eu não te conheço ou não te compro, o consumidor precisa saber onde você está e como está, se ele não te vê ele não lembra de você, até mesmo marcas consolidadas não param de fazer propagandas e isso é porque não querem perder mercado, querem se tornar cada vez mais íntimos de seu cliente.

Agora vamos um pouco além, apresento 3 pontos-chave para você investir em tempos de crise:

1- Primeira coisa aproveite a oportunidade se todos em tempo de crise estão cortando os gastos e não estão investindo em comunicação e eu acabo de dizer que ela é extremamente necessária para seu consumidor te ver, então esse é o momento certo para você junto com sua empresa investir não acha?!

2- Apresentação, mostrar, aparecer, conhecimento, estar presente você será mais visto, você fará diferente e a diferença no mercado.

3- Você ganha clientes, ao invés de cortar os gastos, você gera receita para sua empresa.

Ok Ana, agora eu quero e vou investir, mas como devo começar?

É muito simples, eu vou lhe passar alguns passos que com certeza te ajudará a estruturar seu investimento inicial e sair dessa crise.
Bom tudo se resumi a planejamento, independente de ser uma empresa pequena, média ou de grande porte, os conceitos são mesmos, o que quero dizer com isso, esses passos são para te ajudar em qualquer circunstância, seja você contratando a Lorac Ideias ou qualquer outra empresa especializada em comunicação ou você mesmo executando as tarefas. Vale lembrar que empresas especializadas como a minha, saberão direcionar as ferramentas mais exatas e terão uma visão diferenciada para seu caso, a Lorac Ideias trabalha com foco direcionado e atendimento especializado, nos consulte para verificar seu briefing detalhadamente. Vamos aos passos:
1- Objetivo
Você precisa saber exatamente o que deseja, aumentar as vendas em 10%, conseguir 500 likes em um mês, aumentar minhas visualizações no blog em 15%, aumentar as visitas no site, vender o produto X, são inúmeros os objetivos, cada empresa e em cada momento temos um objetivo; é através dele que traçamos metas para alcançá-los, todo o planejamento vive em torno de pelo menos um objetivo.

2- Ferramentas
Quando você for falar com a empresa de comunicação, você já pode ter em mente o que deseja fazer, isso é bom para conseguir parâmetros e poder fluir as conversas, caso você for fazer sozinho essa comunicação (o que eu não recomendo, afinal pessoas como eu estudaram, são especializados e vivem disso) você deve pesquisar o mais se adapta ao seu objetivo, facebook, instagram, google+, site, banner, outdoor, adsense, adwords, é realmente tudo o que será necessário para que seu objetivo se concretize.

3- Execução
É colocar em prática tudo o que foi pensado e planejado. Nessa parte é muito importante um cronograma e segui-lo, pois só assim o ponto a seguir pode ser mensurado.

4- Análise de resultados
Aqui você verifica os dados para saber se o objetivo foi alcançado e que medidas deve seguir caso não tenha obtido sucesso, esse momento é o final do looping, se o objetivo foi alcançado partimos para o próximo objetivo, caso não voltamos para as ferramentas traçamos outras metas, mudamos o posicionamento até que o objetivo seja positivo.

O planejamento de comunicação e planejamento em si, trata-se de uma constante, ele é algo que evolui, as ferramentas mudam, o objetivo muda sempre, mas o conceito básico é sempre o mesmo.

Para ajudar vocês nessa construção vou falar sobre um case meu de sucesso em marketing de conteúdo

Participo da comissão do evento Fatec Game Week, quando entrei para o projeto as informações não eram focadas, o público não estava recebendo as informações necessárias e o cliente desejava atrair maior público, analisando todos os dados, o que o cliente desejava, o público-alvo, propus uma solução utilizando uma ferramenta muito simples, as redes sociais, o evento acontece há 5 anos e sua fanpage antes possuía certa de 500 likes, o engajamento era em torno de 25% e as visualizações semanais não passavam de 250, em um mês realizei um trabalho de marketing de conteúdo utilizando técnicas da publicidade e propagação efetiva, conseguimos dobrar os números de likes, as visualizações chegam a 7000 e o engajamento hoje é cerca de 200%, isso tudo em 1 mês e sem nenhum post patrocinado, sim todos esse números são orgânicos, ou seja com o planejamento correto os resultados serão alcançados.

Mas afinal Ana o que eu ganho com isso?

Ganhamos receita, engajamento do público, interatividade, agrega valor à marca e para com o público e conseguimos na minha opinião a melhor de todas as propagandas de todos os tempos o boca à boca, sim quem gosta da sua marca, propaga pra você e melhor de graça; isso é consolidar a marca.

E por fim, pense a logo prazo e não só a curto, não entregue sua empresa a qualquer pessoa, veja qualidade nos serviços de quem você está contratando, converse com quem irá cuidar de seu conteúdo, veja os serviços anteriores, cuide, pois só quem sabe da sua marca tão bem, é você! Eu costumo dizer que trabalho com a alma e realmente é, pois por trás de cada empresa existem sonhos das pessoas e qualquer que seja o produto ou serviço ele é feito para pessoas, pessoas vão utilizar. Inove, se desafie, evolua e viva nessa constante porque o mundo não para.

CRISE

A Lorac Ideias pode te ajudar nesse planejamento, vamos conversar, falar do projeto, adoraria fazer parte de sua história de sucesso! Clique aqui para falar conosco.