7 VALIOSAS DICAS DE COMO SER MAIS CRIATIVO

Publicado por Em Pixel escrito por Mayara Fernandes

 

A criatividade faz parte de todo ser humano, é o pensamento inusitado, conexões incomuns que fazemos nas mais diversas situações. E engana-se quem acredita que a criatividade se reserva apenas para o ramo das artes. Ela está presente em todos os campos profissionais

Segundo Fayga Ostrower: ” Criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo de atividade, trata-se, nesse “novo”, de novas coerências que se estabelecem para a mente humana, fenômenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar. ”

Capa

por: Nana Ilustrations

Algumas pessoas conseguem se expressar com muita facilidade, seja através da escrita, da música, do canto, ou qualquer outra forma de expressão. Outras tem mais dificuldade e até acreditam que não conseguem criar nada. Atente-se as dicas e pratique!

1 – Repertório é a essência.

Consumir entretenimento de qualidade que te faz refletir, desafia a mente e aumenta a quantidade de referências é indispensável. A diversidade é sempre uma aliada. Com isso desenvolva ou alimente seu apetite por conhecimento, mantenha a mente aberta para filmes, espetáculos, músicas, todo tipo de arte! E melhor, desafie-se a construir uma base de referências sólidas, por exemplo, se você não lê muito, por que não mudar isso hoje? Leia10 livros (link afiliado) em 2016, assista todos os filmes que puder e acima de tudo divirta-se no processo!

2 – Reflita

Permita-se ver suas próprias questões pessoais, criativas e afins de outro ponto de vista, saia do básico, faça perguntas, discorde, não aceite a realidade como ela é. Podemos encontrar respostas e até mesmo a pergunta certa para uma situação complicada simplesmente tirando a cabeça da zona de conforto.

3 – Permita-se errar, porque o erro é apenas um resultado

Teste, ouse, erre e faça de novo. Observe e saiba que você pode se arrepender e que as vezes uma decisão trás um resultado não tão esperado, mas que você pode lidar com isso. Corra riscos, a mente criativa precisa arriscar, ser curiosa, acreditar.

4 – Anote no papel

Escrever no celular pode ser ruim, mensagens e Facebook tiram a atenção, então de o devido valor as suas ideias, mantenha o foco.

5 – Parar de reclamar

Falar é fácil, guarde suas reclamações ou transforme-as em algo bom, é hora de agir. Valorize suas ideias colocando-as em prática. Desafie-se.

6 – Tenha um “ídolo”

É muito bom ter em quem se inspirar, alguém que você olha o trabalho e fica com uma energia incrível. Pode ser alguém que você gosta de assistir vídeos no Youtube, ou um escritor, artista, professor, empreendedor. Descubra quem e o que te inspira!

7 – Faça um espaço criativo

Desenho, foto, anotações, mapas, livros, bonecos, miniaturas, tecidos, almofadas, plantas, música! Junte tudo e crie um espaço criativo, pode ser em um cômodo inteiro, pela casa, num canto da sala, em cima de uma mesa, em uma parede, qualquer lugar que você tenha disponível para personalizar. Esse tipo de trabalho manual estimula o cérebro, torna o ambiente mais propício e interessante para o seu desenvolvimento criativo, e claro, aumenta a alegria!

E além de todas essas dicas não esqueça de se distrair, de observar, de não ficar paranoico(a), e de sempre buscar novas referências na sua área e em outras também!

Texto na íntegra: http://www.empixel.com.br/2016/01/dicas-para-ser-mais-criativo.html